segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O perfil do pedagogo hospitalar

Atuar como educador,  pois educar é trabalho, se é trabalho é profissão, e o pedagogo hospitalar como professor no ambiente hospitalar deve desenvolver e aplicar conceitos educacionais, proporcionando à criança internada a continuação de seus estudos estimulando-a na aquisição de novas competências e habilidades contribuindo para a sua reintegração à escola  após a alta.
O  pedagogo hospitalar deve ser um mediador, dentro do  ambiente hospitalar, dos laços sociais da aprendizagem, pois a internação hospitalar impõe limites à socialização e às interações afastando-o da escola, dos amigos e da casa, então o  profissional  deve ter um “olhar diferenciado” direcionado a criança internada, deve operar com os processos afetivos de construção da aprendizagem cognitiva e permitir aquisições escolares, e de ligações da vida cotidiana da criança em casa e na escola, atuando como educador contribuindo na construção do aprendizado  e  proporcionar a continuidade dos laços sociais e principalmente contribuir para a reintegração social da criança internada.
- Coleção: Primeiros Passos- GHIRALDELLI Jr, Paulo – “O que é pedagogia”,
   6ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
- ORTIZ, Leodi Conceição Meireles e Freitas, Soraia Napoleão – “Classe Hospitalar:
  Caminhos Pedagógicos entre Saúde e Educação”. RS, Santa Maria: Ed. UFSM,
  2005. (citações do livro)

2 comentários:

  1. bom dia muito bom seu blog ,nunca tive essa experiencia mas gosto muito e pretendo também estar na pedagogia informal na aréa social. grande abraços e parabéns .

    ResponderExcluir
  2. bom dia muito bom seu blog ,nunca tive essa experiencia mas gosto muito e pretendo também estar na pedagogia informal na aréa social. grande abraços e parabéns .

    ResponderExcluir