domingo, 30 de janeiro de 2011

Qualidade de Vida

Como aplicá-la aos seus dias dentro do ambiente hospitalar de forma a viver sua saúde física e mental em equilíbrio, de estar de bem consigo, com as pessoas, em harmonia com a vida. O Pedagogo Hospitalar deve ter como objetivo conscientizar, discutir e ampliar as idéias dos profissionais da  educação e da  saúde,  quanto  a  proporcionar  uma  melhor qualidade de vida, para todas as pessoas que requerem um cuidado e um olhar especial para um atendimento individualizado, seja no atendimento domiciliário ou hospitalar. O trabalho na classe hospitalar deverá ser o de ter os olhos voltados para o ser global, enfatizando uma visão humanística no atendimento à criança hospitalizada.
O pedagogo hospitalar deve propor estratégias que ajudem o desenvolvimento desta modalidade educacional e que sensibilize os agentes da educação e da saúde sobre a importância do atendimento educacional à criança hospitalizada, sendo  necessário construir um espaço para profissionais dedicados à atenção às crianças e jovens que devem permanecer hospitalizados, com o objetivo de sensibilizar, trocar  experiências  e  refletir  sobre  pedagogia hospitalar, oferecendo  ferramentas para o desenvolvimento desta modalidade educacional e explorando sua relação com o sistema educacional formal. 
A  Classe hospitalar nos hospitais pretende integrar a criança doente no seu novo modo de vida,  dentro de um ambiente acolhedor e humanizado, mantendo contato com seu mundo exterior, privilegiando suas relações sociais e familiares, sendo necessária para o hospital, para as crianças, para a família, para a equipe de profissionais ligados a educação e a saúde e  deve  ser  vista  com  seriedade, responsabilidade e principalmente promover uma melhor Qualidade de Vida, que se dirige às crianças, mas deve se estender às famílias, sobretudo àquelas que não acham pertinente falar sobre doenças com seus filhos, buscando recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem que  será o resultado do processo educativo e re-educativo. Embora a escola seja um fator externo à patologia, a criança irá manter um vínculo com seu mundo exterior através das atividades da classe hospitalar.  Se a escola deve ser promotora da saúde, o hospital pode ser mantenedor da escolarização. 

Fonte: pesquisa google,Pedagogia Hospitalar-Edneia Bueno de Lima. 

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